Educação e lazer para crianças e jovens

Lobinhos (de 6,5 a 10 anos)

A seção do grupo escoteiro que reúne crianças de 6,5 a 10 anos de idade de ambos os sexos recebe o nome de Alcatéia.

O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na alcatéia a criança aprende viver em grupo, a ser responsável pelas suas próprias coisas e, aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.

O programa da Alcatéia é inspirado no “Livro da Jangal”, de Rudyard Kipling, resumido em “Mowgli, o menino-lobo”. Como Mowgli, nossos lobinhos e lobinhas vivem como o Povo Livre da Selva e aprendem a serem livres por meio da solidariedade e do respeito à lei.

O lema do lobinho é MELHOR POSSÍVEL.

A organização da Alcatéia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe pode ser chamado de Akelá, os outros personagens contribuem para educação dos lobinhos, personificando o caráter e sabedoria temos o urso Baloo, a habilidade e a força temos a pantera Bagheera e a inteligência da serpente Kaa, e outros nomes de animais representados no “Livro da Jângal”.

A Alcatéia é dividida em equipes denominadas matilhas. O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos. As matilhas são designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos. Assim as crianças se reúnem, tornam-se amigas, e juntas vão ter os primeiros ensinamentos do método escoteiro.

A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pelos lobinhos de sua matilha.

Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcatéia.

No Grupo Escoteiro Universitário temos a Alcateia Seeonee e a Alcateia Waingunga.