Educação e lazer para crianças e jovens

A História do Grupo Escoteiro Universitário

O Grupo Escoteiro Universitário, também representado por “GEU”, foi o 101° Grupo Escoteiro fundado no estado do Paraná, tendo como número de registro na UEB “101-PR”.

Como todo grupo escoteiro no Brasil, o GEU é uma sociedade civil sem fins lucrativos, vinculado e subordinado à União dos Escoteiros do Brasil, sendo portanto de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, e reconhecido como de utilidade pública. Foi declarado como de utilidade pública inclusive pela Câmara Municipal de Curitiba, reforçando ainda mais seu caráter social filantrópico e ativo. Ainda neste âmbito, possui atuação junto à “Associação de Moradores” e ao “Conselho Comunitário de Segurança” do bairro Jardim das Américas.

O GEU foi fundado em 13 de março de 1993 por Zundir J. Buzzi, professor da UFPR e atual Diretor do Grupo, juntamente com um grupo de pais, defensores do Escotismo. De início situava-se no Campus de Educação Física UFPR. O grupo começou sua história dentro do Movimento Escoteiro a partir de uma pequena sala, e hoje conta com sua sede própria.

Foi em fins do ano de 1992 que surgiu a idéia de fundação de um Grupo Escoteiro que pudesse utilizar a grande área do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná para suas atividades. Para dar início a essa empreitada procurei nos vários setores da Universidade um local apropriado que servisse como sede. Foi no Departamento de Educação física que encontrei total apoio a essa idéia e o então chefe do Departamento, Prof. Ricardo, cedeu-me uma sala e que serviria como sede até fins de 1998.

Para me ajudar nesse empreitada consegui o apoio da Chefe Samira Sahad juntamente com o Chefe Francisco Gerber assumiram a Seção dos Escoteiros e a Chefe Salete do Rocio F. Schmidt, funcionária do Setor de Ciências Biológicas, foi a responsável pela seção dos Lobinhos.

Para conseguir angariar jovens para o novo Grupo Escoteiro, começamos a espalhar bilhetes nos carros dos professores e funcionários estacionados no Centro Politécnico e também alguns cartazes foram afixados em vários locais da Universidade. Nesses cartazes estava marcada uma data (último sábado de fevereiro de 1993) e o local onde seria realizada uma reunião com os pais interessados em inscrever seus filhos no novo grupo escoteiro. Na data prevista, qual não foi nossa surpresa, a sala estava repleta de pessoas interessadas em inscrever seus filhos no novo grupo. Após expor nossos objetivos foram abertas as inscrições, eleita uma diretoria e assim começou a funcionar o novo grupo com cerca de 8 inscrições. Os meses de março, abril e maio foram utilizados na preparação dos jovens para sua primeira promessa. No dia 5 de maio foi feita ou renovada a promessa dos chefes na presença do Chefe Almir, secretário executivo da União dos Escoteiros do Brasil, região do Paraná. Renovaram a promessa: Chefe Zundir e Samira e fizeram sua promessa O Chefe Francisco e Salete. No dia 5 de junho de 1993, um sábado, dia do meio ambiente, na presença do Prof. Mário Pederneira, vice-reitor da UFPR, foram feitas as primeiras promessas dos jovens e por isso essa data é considerada como a data de fundação do Grupo Escoteiro Universitário. A relação dos nomes dos jovens que fizeram a promessa no dia 5 de junho está registrada no Livro da Fraternidade Escoteiro Mundial. Este livro tornou-se tradição no Grupo e até hoje quem faz a promessa ou a renova, assina este livro.

No início de 1998 o Grupo Escoteiro transferiu sua sede para o Restaurante Universitário, localizado no Centro Politécnico, Jardim das Américas. Ali dispunhamos da estrutura do Restaurante para as reuniões de Sábado á tarde e de uma pequena sala (2 x 2 m2) para guardarmos todo o material do Grupo Escoteiro.

Em fins de 1998, mais exatamente 23 de setembro, após inúmeras gestões junto à Associação dos Professores o Grupo Escoteiro Universitário, conseguiu firmar um Convênio com a Associação de Professores da UFPR, no qual a citada Associação cedia um terreno de 492 m2, situado na Rua Amoroso Costa, número 100, bairro Jardim das Américas, para a construção de sua sede própria. A Associação dos Professores tinha recebido este terreno em comodato da Prefeitura de Curitiba e não mais se interessava por este terreno.

No final de 1999 foi feita a terraplanagem do local da sede e lançada a pedra fundamental. No ano 2000 deu-se início a construção da sede. Em 2004 passou a ser a sede definitiva do G.E.Universitário.

O Grupo Escoteiro Universitário nos 15 anos de sua existência tem participado de inúmeras atividades e acampamentos, dentre os quais destacamos os seguintes eventos:

Jamboree Nacional de Navegantes, Santa Catarina
Jamboree Nacional de Brasilia